A Terapia por Ondas de Choque (TOC) é um procedimento médico não invasivo que utiliza ondas acústicas de alta energia para tratar uma variedade de condições médicas.
Essas ondas de choque são ondas mecânicas de alta pressão que se propagam no tecido do corpo.
Ao contrário do que muita gente pensa, esse tratamento não provoca nenhum tipo de choque elétrico no paciente.
A Terapia por Ondas de Choque (TOC) tem sido utilizada em diversas áreas da Medicina, incluindo Ortopedia, Fisioterapia, Urologia e Medicina Esportiva.
Algumas das doenças tratadas com TOC:
Se você tiver alguma dessas patologias, agende uma consulta e comece o seu tratamento:
Conheça abaixo as dúvidas mais frequentes:
A terapia por ondas de choque utiliza ondas acústicas de alta energia para estimular a regeneração dos tecidos e promover a cicatrização. As ondas de choque são aplicadas externamente sobre a área afetada do corpo e ajudam a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e estimular o processo de reparo dos tecidos lesionados.
Não. Na Terapia por Ondas de Choque o ‘choque’ é sinônimo de contato.
A terapia por ondas de choque pode ser desconfortável, mas não é considerada dolorosa. Algumas pessoas podem sentir um leve desconforto durante o tratamento, mas isso é bem tolerado na maioria dos casos.
Os benefícios esperados podem incluir redução da dor, aumento da mobilidade, melhoria da função e cicatrização de tecidos danificados.
O número de sessões necessárias pode variar de acordo com a condição específica do paciente e a gravidade da lesão. Em geral, uma série de 3 a 6 sessões pode ser recomendada, mas em alguns casos, mais sessões podem ser necessárias.
As sessões geralmente são realizadas uma vez por semana, mas isso pode variar de acordo com o tratamento prescrito pelo médico.
A Terapia por Ondas de Choque é considerada segura, mas como qualquer procedimento médico, existem alguns riscos de efeitos colaterais. Quando ocorrem, eles são geralmente leves, como: vermelhidão, inchaço ou sensibilidade na área tratada.
Ela é bastante indicada para pacientes com tendinites, fascite plantar, epicondilite, esporão calcâneo, entre outras doenças ortopédicas.
Sim, a Terapia por Ondas de Choque é considerada bastante segura quando realizada por profissionais qualificados.
Normalmente, não é necessário nenhum preparo especial para as sessões de tratamento. É importante informar ao profissional de saúde sobre qualquer condição de saúde existente ou medicação que esteja tomando.
Isso pode variar de acordo com o tipo e plano do paciente. Por isso, recomenda-se que você verifique a cobertura do seu plano antes de iniciar o tratamento.
Evite atividades físicas intensas na área tratada por algumas horas após a sessão de tratamento.
A taxa de sucesso pode variar dependendo da condição específica e do paciente. O médico poderá fornecer informações mais precisas com base no seu diagnóstico.
Sim, dependendo da condição, podem existir outras opções de tratamento, como fisioterapia, medicamentos, injeções ou cirurgia. Após um diagnóstico inicial, o especialista do Instituto Marcio Kozonara poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
As melhorias podem variar de acordo com cada caso. Alguns pacientes podem experimentar alívio imediato após a primeira sessão, enquanto outros podem levar algumas semanas para perceber os benefícios do tratamento.
A Terapia por Ondas de Choque pode proporcionar alívio a longo prazo, mas, em alguns casos, podem ocorrer recorrências para obter resultados mais duradouros.
Temos especialistas de diversas áreas importantes da Medicina, para lhe oferecer um tratamento diferenciado e mais completo.
O Instituto Marcio Kozonara está localizado em uma das regiões mais nobres de São Paulo. Conta com fácil acesso a importantes avenidas, como a Juscelino Kubistchek, Santo Amaro e 23 de Maio.
Fale Conosco